quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Volta às aulas e as mochilas das crianças!

Muitas crianças adoram escolher suas mochilas e aparentemente não há nenhum problema nisso. Porém, os pais devem ficar atentos às mochilas com rodinhas, pois fisioterapeutas e ergonomistas afirmam que essas mochilas com rodinhas e cheias de compartimentos e bolsos podem trazer riscos à saúde das crianças, afetando a coluna e musculatura deles.
Um dos problemas seria que as crianças acabam forçando apenas um lado do corpo, o que prejudica a postura. Além disso, as estruturas dessas mochilas, a maioria são em metal, as deixam pesadas demais. Ao subir e descer escadas é preciso fazer um esforço, o que para uma criança seria inadequado.


Mochila da Barbie
- Possui 2 bolsos laterais zipados, 1 bolso frontal e 1 divisão grande

- Estampa exclusiva e personalizada;
- Zipers c/ puxadores personalizados;
- Porta cartão de identificação;
- Dimensões: 35 x 25 x 12 cm (alt x larg x prof);

Preço: R$ 65,50

Segundo a professora de fisioterapia do Mackenzie Susi Fernandes, a forma certa de levar a mochila de rodinha é: com as duas mãos para trás do corpo, dessa forma o peso será distribuído. Ao subir as escadas, a mochila deve ser colocada nas costas, como se fosse uma mala convencional.
As mochilas de lonas finas ou emborrachadas são adequadas, pois o material é mais leve para as crianças.Segundo especialistas o ideal é carregar o material junto ao corpo e de forma simétrica. As mochilas de duas alças e que tem cinto abdominal são bem adequadas, pois dão estabilidade.
Mochila muito pesada pode resultar não só em dores, mais em alterações posturais, como lombalgia crônica (dor na coluna), escoliose (desvio lateral da coluna) e hipercifose (corcunda).
FONTE: http://www.mundodastribos.com/perigo-das-mochilas-de-rodinhas-ou-mochilas-pesadas.html



Mochila da Hot Wheels
- Possui 2 bolsos laterais zipados, 1 bolso frontal e 1 divisão grande
- Estampa exclusiva e personalizada;
- Zipers c/ puxadores personalizados;
- Porta cartão de identificação;
- Dimensões: 35 x 25 x 12 cm (alt x larg x prof);



Preço: R$ 64,90

Pablo Zevallos, no site http://br.guiainfantil.com/ortopedia-infantil/376-a-mochila-e-as-costas-das-criancas.html diz que as mochilas que as crianças carregam todos os dias à escola não devem ultrapassar 15% do seu peso e comenta que o peso excessivo que a maioria dos escolares carregam em suas enormes mochilas nos seus ombros, está levando muitas crianças a sofrerem lesões nas costas, devido o sobrepeso e a fadiga muscular.
Ele aconselha que na hora de comprar uma mochila nova, considere o tamanho e o peso da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário